DOUTORCIÊNCIA

ADVERTORIAL

ADVERTORIAL

Dores nas pernas: descubra as causas e tratamentos

Dor muito comum no dia a dia mas que pode ser um sinal de alerta para que algo está errado

Por Arthur Matos em 25/12/20

Dores nas pernas requer cuidados.

Quem nunca experimentou uma sensação de peso e cansaço nas pernas ao final do dia? Esse é um problema muito comum e frequente. Saber o quanto antes o que está provocando as dores é muito importante para a prevenção.

Alguns casos estão relacionados simplesmente ao desgaste físico após uma rotina muito exaustiva, posições  e movimentos repetitivos em atividades rotineiras. 

Existe também a possibilidade de sua origem estar associada com doenças e problemas mais complexos, que exigem uma avaliação médica.

Por isso, preparamos este artigo para que você entender mais sobre o assunto.

O que causa dores nas pernas?

A dor nas pernas pode surgir devido a várias causas, como a má circulação, dor ocasionada pelo nervo ciático, muito esforço físico, fraqueza muscular, dormência e dor devido a danos nos nervos das pernas.

Geralmente é aconselhado pelos médicos o repouso para amenizar as dores, mas se não melhorada pode indicar problemas de circulação, como doença vascular, enquanto a dor nas pernas ao se levantar pela manhã pode ser sinal de câimbra noturna ou de falta de circulação. Já a dor nas pernas e nas costas pode ser sintoma de problemas na coluna ou compressão do nervo ciático.

PUBLICIDADE

Dicas para se evitar a dor nas pernas

Sapatos confortáveis

Poucos prestam atenção no tipo de sapato que utilizam em suas atividades diárias. O uso de salto alto ou de calçados com solado muito rígido ou irregular pode agravar as dores musculares, articulares e as dores provocadas pelas varizes. O ideal é que seja utilizado um calçado confortável e adequado às necessidades.

Pernas para o ar

O repouso ao fim do dia é essencial. Deixar os membros elevados por no mínimo meia hora é a melhor maneira de descansar as pernas, principalmente para quem fica em pé o dia todo.

Relaxe

Massagens são muito bem-vindas e recomendadas para os casos de dores musculares.

Atividade física

A caminhada é o exercício mais indicado para os pacientes que apresentam dores nas pernas, pois além de melhorar o fluxo sanguíneo, também ajudam a melhorar a condição cardiovascular, o controle de peso e o combate a diabetes, por aumentar o gasto de energia e proporcionar a queima do açúcar que está em excesso no sangue.

Pessoas que permanecem muito tempo sentadas são sedentárias e apresentam maior risco de doenças como a obesidade, a hipertensão arterial e o diabetes. Já os que ficam muito em pé podem apresentar um risco de formação de inchaço crônico e formação de varizes nos membros inferiores.

Melhore a alimentação

Cerca de 90% do nosso sistema imunológico está no intestino. Por isso, reduza o sal das suas alimentações, evite alimentos em conservas, embutidos, carnes vermelhas, refrigerantes e adoçantes.

Aumente a ingestão de fibras. Elas são essenciais para diminuir a incidência de varizes e hemorroidas .

As fibras podem ser encontradas em grande quantidade nas frutas, legumes , verduras, principalmente no estado cru.

A boa notícia é que incômodos na região das pernas, na maioria das vezes, não são causadas por um problemas sérios e pode ser controlada tranquilamente.

Métodos caseiros, cuidado!

O uso de compressas, sejam quentes ou frias, pode representar risco, pois pode agravar o quadro. Por isso, não são recomendadas na rotina e sua prescrição é realizada apenas em casos específicos, especialmente nos quadros de dores articulares.

As meias elásticas ajudam a prevenir e tratar os casos de inchaço crônico, principalmente nos casos de varizes e edema linfático.

Existem vários métodos para tratar as dores, dependendo da causa da dor e da gravidade, por isso é muito importante consultar um médico  especialista para saber qual o melhor método a ser seguido de acordo com o seu quadro. 

Políticas de Privacidade – Termos de Uso – CNPJ: 30.793.893/0001-30 

2021 © Blog Doutor Ciência. Todos os direitos reservados